Hardware Open-Source
Estamos vivendo cada vez mais em tempos dos quais softwares livres e agora hardwares livres, estão disponíveis para qualquer pessoa, com custo benefício até relevantes. Em software, não há cobranças de valores, afinal não há matéria prima para se construir um software, ou seja, não há gastos físicos, mas sim apenas mentais. Isto já não ocorre na versão dos hardwares, onde necessitam de placas, capacitores, entre outros.
Arduino é uma plataforma de desenvolvimento de projetos open-source baseada em hardware, onde possui uma IDE para desenvolvimento Easy-To-Use, onde pode rapidamente programar o que desejar através das entradas de sensores encontrados na placa.
Este modelo é vendido em um site brasileiro, e conta com uma ampla plataforma de desenvolvimento em ambiente Linux, OS X e Windows.
Site do sistema:
http://arduino.cc/ (em inglês)
Site revendedor brasileiro:
http://www.unitecorp.eng.br
Antes, sistemas fechados, e complicados, agora descomplicados com este sistema. A plataforma IDE pode lidar com a forma fácil de usar, ou linguagem C, traduzindo todas as instruções para linguagem C, que é o padrão da placa controladora.
Além disto, há exemplos de programas prontos, já para rodarem na sua placa no site do fabricante (em inglês), como um servidor de chat:
http://arduino.cc/en/Tutorial/ChatServer
/*
Chat Server
A simple server that distributes any incoming messages to all
connected clients. To use telnet to your device's IP address and type.
You can see the client's input in the serial monitor as well.
Using an Arduino Wiznet Ethernet shield.
Circuit:
* Ethernet shield attached to pins 10, 11, 12, 13
* Analog inputs attached to pins A0 through A5 (optional)
created 18 Dec 2009
by David A. Mellis
modified 10 August 2010
by Tom Igoe
*/
#include <SPI.h>
#include <Ethernet.h>
// Enter a MAC address and IP address for your controller below.
// The IP address will be dependent on your local network.
// gateway and subnet are optional:
byte mac[] = { 0xDE, 0xAD, 0xBE, 0xEF, 0xFE, 0xED };
byte ip[] = { 192,168,1, 177 };
byte gateway[] = { 192,168,1, 1 };
byte subnet[] = { 255, 255, 0, 0 };
// telnet defaults to port 23
Server server(23);
boolean gotAMessage = false; // whether or not you got a message from the client yet
void setup() {
// initialize the ethernet device
Ethernet.begin(mac, ip, gateway, subnet);
// start listening for clients
server.begin();
// open the serial port
Serial.begin(9600);
}
void loop() {
// wait for a new client:
Client client = server.available();
// when the client sends the first byte, say hello:
if (client) {
if (!gotAMessage) {
Serial.println("We have a new client");
client.println("Hello, client!");
gotAMessage = true;
}
// read the bytes incoming from the client:
char thisChar = client.read();
// echo the bytes back to the client:
server.write(thisChar);
// echo the bytes to the server as well:
Serial.print(thisChar);
}
}
Veja que é bem simples a programação do sistema.
No blog: http://arduino.cc/blog/2011/01/10/wifi-enabled-whole-house-power-meter/ eles colocaram o sistema para monitorar a energia elétrica de uma residência.
Leia mais em: Guia do Hardware: http://www.guiadohardware.net/artigos/arduino/
Arduino é uma plataforma de desenvolvimento de projetos open-source baseada em hardware, onde possui uma IDE para desenvolvimento Easy-To-Use, onde pode rapidamente programar o que desejar através das entradas de sensores encontrados na placa.
Este modelo é vendido em um site brasileiro, e conta com uma ampla plataforma de desenvolvimento em ambiente Linux, OS X e Windows.
Site do sistema:
http://arduino.cc/ (em inglês)
Site revendedor brasileiro:
http://www.unitecorp.eng.br
Antes, sistemas fechados, e complicados, agora descomplicados com este sistema. A plataforma IDE pode lidar com a forma fácil de usar, ou linguagem C, traduzindo todas as instruções para linguagem C, que é o padrão da placa controladora.
Além disto, há exemplos de programas prontos, já para rodarem na sua placa no site do fabricante (em inglês), como um servidor de chat:
http://arduino.cc/en/Tutorial/ChatServer
/*
Chat Server
A simple server that distributes any incoming messages to all
connected clients. To use telnet to your device's IP address and type.
You can see the client's input in the serial monitor as well.
Using an Arduino Wiznet Ethernet shield.
Circuit:
* Ethernet shield attached to pins 10, 11, 12, 13
* Analog inputs attached to pins A0 through A5 (optional)
created 18 Dec 2009
by David A. Mellis
modified 10 August 2010
by Tom Igoe
*/
#include <SPI.h>
#include <Ethernet.h>
// Enter a MAC address and IP address for your controller below.
// The IP address will be dependent on your local network.
// gateway and subnet are optional:
byte mac[] = { 0xDE, 0xAD, 0xBE, 0xEF, 0xFE, 0xED };
byte ip[] = { 192,168,1, 177 };
byte gateway[] = { 192,168,1, 1 };
byte subnet[] = { 255, 255, 0, 0 };
// telnet defaults to port 23
Server server(23);
boolean gotAMessage = false; // whether or not you got a message from the client yet
void setup() {
// initialize the ethernet device
Ethernet.begin(mac, ip, gateway, subnet);
// start listening for clients
server.begin();
// open the serial port
Serial.begin(9600);
}
void loop() {
// wait for a new client:
Client client = server.available();
// when the client sends the first byte, say hello:
if (client) {
if (!gotAMessage) {
Serial.println("We have a new client");
client.println("Hello, client!");
gotAMessage = true;
}
// read the bytes incoming from the client:
char thisChar = client.read();
// echo the bytes back to the client:
server.write(thisChar);
// echo the bytes to the server as well:
Serial.print(thisChar);
}
}
Veja que é bem simples a programação do sistema.
No blog: http://arduino.cc/blog/2011/01/10/wifi-enabled-whole-house-power-meter/ eles colocaram o sistema para monitorar a energia elétrica de uma residência.
Leia mais em: Guia do Hardware: http://www.guiadohardware.net/artigos/arduino/
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