Forense na nuvem - Google Apps for Work

Entretanto, até determinados tempos, não existia nada em nuvem e todos os dados eram relativamente fáceis de serem encontrados: No disco rígido do computador do criminoso.
Entretanto hoje o cenário é muito diferente pois o criminoso cibernético pode utilizar inúmeros cloud computers na Amazon e pode realizar seus crimes. Até que uma auditoria de sistemas interrompa a utilização destes servidores, ele já poderia ter utilizado a infraestrutura gigante desta empresa e ter obtido informações de toda a Internet e/ou enviado spam para todos os usuários em segundos.
E como ter permissão de um serviço na nuvem para realizar a perícia forense?
Verificamos o Google Apps for Work, e identificamos algumas formas de analisar de fato um sistema de "auditoria", que permite que clientes (empresas) possam realizar auditoria de seus funcionários.
Como funciona a auditoria para Forense no Google Apps for Work
O Google Apps for Work foi desenvolvido pelo Google para ser a ferramenta de trabalho das empresas, sendo esta certificada em ISO 27001, garante confidencialidade, integridade e disponibilidade mas não somente isto; também permite que o cliente configure suas regras e suas políticas de uso de sua organização e faça auditoria dos recursos utilizados.
Na versão mais simples, o Google Apps for Work, no serviço de E-mail corporativo, é possível analisar todos os e-mails de onde veio e para onde foi, mas não é possível ver o conteúdo da mensagem, entretanto serve para auditoria para certificar que a mensagem realmente passou pelos servidores do Google.
Usando o item "Relatórios" no Google Apps for Work, temos acessos à diversos relatórios.
Para a perícia forense, o mais interessante são os relatórios do grupo "Auditoria".
Utilizando o menu "Pesquisa de registro de e-mail", podemos pesquisar e-mail de origem ou destino e verificar se houve mensagem.
Neste caso se buscou por um e-mail não existente na organização, que enviou SPAM.
No mesmo nível de relatórios de auditoria, temos vários outros como log de atividades dos administradores da conta do Google Apps e suas ações no painel de controle.
Existe também o relatório de "login", para saber qual funcionário se autenticou no Google Apps.
Também é possível definir alguns gatilhos para notificar os super administradores da conta em qualquer ação suspeita.
Com estes relatórios, é possível obter informações para investigação mais que suficientes mesmo sendo um serviço na nuvem.
Para uma perícia completa, o Google sugere o Google Apps Valut, onde armazena também as mensagens de e-mails de usuários e faz pesquisa por cruzamento de informações relevantes, mas para isto, o cliente tem que adquirir o serviço antes do incidente ter ocorrido.
O custo para este serviço aumenta, de US$ 5,00 por usuário para US$ 10,00 por usuário / mês.
Nenhum comentário
Deixe seu comentário abaixo e curta Tutorial TI no facebook!